quinta-feira, 6 de março de 2014



Propagação da Violeta Africana




As violetas africanas são plantas relativamente fáceis de cultivar. As folhas não devem ser molhadas e a rega costuma ser feita por baixo, duas vezes por semana. A forma mais simples de multiplicação é por enraizamento das folhas.



Selecione folhas de tamanho médio e remova-as da planta-mãe deixando a haste com mais ou menos 3-5 centímetros. Na haste de cada folha faça um pequeno corte transversal com uma lamina bem afiada e limpa. Encha um copo de água e tampe com um pedaço de papel alumínio na boca do copo. Faça uma fenda no alumínio e insira a folha, de modo que uma parte da haste da folha fique mergulhado na água. Coloque o copo em uma janela bem iluminada, porém não ensolarada. As raízes se formaram entre duas a quatro semanas.




Quando as novas folhas, devidamente enraizadas, tiverem 
aproximadamente 3 cm de comprimento, você já pode transplantar a mudinha para um vaso contendo solo.



Para que as mudas se desenvolvam bem, diversos fatores devem ser levados em conta: temperatura, irrigação, umidade ambiente, iluminação, composição do solo, adubação. Entre as mais importantes:

Uma sugestão de irrigação. Deixara a planta úmida, mas não encharcada.
E estaremos livres da Dengue
IRRIGAÇÃO - A temperatura ambiente, evitando a água clorada ou alcalina. O solo nunca deve ficar encharcado. Não é recomendável molhar as folhas. Vasos de 12 a 15 cm de diâmetro devem ser regados 3 vezes por semana, e vasos menores com maior frequência O método mais prático é regar por baixo, por capilaridade a condição de, uma vez por mês, fazer a rega por cima e drenar os sais acumulados. 


SOLO - Uma mistura adequada será formada por uma parte de terra comum de jardim, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de areia de construção. Depois de peneirada, a mistura será esterilizada. 



Os dois maiores inconvenientes do enraizamento na água são o apodrecimento das hastes e a necessidade de traspassar a planta à terra. Na propagação direta em terra as raízes se desenvolvem melhor mas, em compensação, não é possível visualizar o seu crescimento 





Agora, Mãos a Obra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário